27 maio, 2011

Talvez o Fim

O meu muito obrigada à Professora Inês Amaral,  pela sua correcta postura nas aulas e pela aprendizagem de conteúdos até então pouco conhecidos por mim. O Twitter é um exemplo disso.
Apesar de ter mais do que um blog sobre poesia e gostar muito de escrever, tem sido um paradoxo a minha dificuldade neste tipo de blog, mas aprendi muito e espero continuar, pois a idade não é impeditiva de que tal aconteça.
Obrigada a quem me segue e visita, especialmentea os meus amigos, e colegas do ISMT, e porque não, da vida.
Até um dia destes e vamo-nos vendo por aí.
Ah! esquecia-me de referir que a imagem é só porque gosto...

Flash - Weblogs/Blogs


Os Weblogs, são uma ferramenta de comunicação fácil e poderosa, pois permitem a interactividade entre pessoas, com conteúdo dinâmico em um wesite e normalmente pessoas com os mesmos interesses.
Os webblogs, ou blogs são baseados em dois aspectos principais: o microconteúdo, ou seja são postados pequenos textos chamados postes. Os postes têm hora e data e a nova actualização é colocada no topo do blog.
Os blogs também têm uma barra lateral que contém links permanentes, adicionais para outros sites, que o autor considere interessantes, criando assim uma comunidade em torno do mesmo assunto, ou assuntos semelhantes.
Os blogs contêm relatos ou excertos de informação que são interessantes para o autor. Embora os blogs possam ter uma forma completamente aberta, muitos deles têm um objectivo definido.
Se o autor do blog estiver interessado em um determinado assunto, poderá publicar todos os artigos e todas as pesquisas que encontrar sobre ele. Se estiver interessado em cibercultura, poderá publicar links com artigos que discutem cibercultura e depois fazer comentários sobre esses artigos.
São geradores de conteúdo pessoal, ou colectivo, e podem ser classificados em várias categorias por temas de diversas naturezas.
A blogosfera
Uma das coisas mais cativantes a respeito dos blogs é a interligação. Existem milhões de pessoas com blogs activos e os blogueiros têm tendência para visitar os blogs de outras pessoas. Quando vêem alguma coisa de que gostam nos seus blogs favoritos, fazem comentários sobre eles, ganhando assim, uma maior dinâmica e interactividade, tornando-se também mais interessantes para os visitantes, porque contêm mais opiniões e pontos de vista.
Essa interligação fechada criou um fenómeno conhecido como blogosfera. A blogosfera consiste na interligação de todos os blogs. Quando se visita um blog da blogosfera, ele terá os links que o conectam aos outros sites dessa interligação. Podemos pesquisar a blogosfera durante anos se gostarmos de blogs.
As pessoas que gostam do que o blogueiro selecciona a cada dia, visitam-no praticamente todos os dias. As figuras públicas, e mesmo as celebridades também entraram no circuito dos weblogs, para interagir com os seus fãs.
Pode-se hospedar o blog num outro site da Internet. Sempre que se "publica" o blog, por exemplo, o Blogger utiliza o FTP para enviar o último código HTML do seu blog para o local escolhido.
Em Portugal o boom dos blogs só se deu em 2003, aquando da guerra do Iraque e mais tarde, um outro blog fazia sucesso o “Abrupto” que falava sobre a política portuguesa de JPP, que se soube mais tarde pertencer a Pacheco Pereira.
Todos os autores que publicam informação na Internet têm público, um weblog acabará, com o tempo, por ter leitores, mais ou menos fiéis.


 

26 maio, 2011

Twitter

O fenómeno Twitter é sem dúvida um caso de sucesso quando se fala em microblogging, contado com milhões de utilizadores, que já se renderam às potencialidades desta "rede social". Tanto, que cada vez mais aparecem mais ferramentas/serviços disponíveis para quem é fã dos "tweets", seja a partir do telemóvel ou do computador. Mas, o que pensar de uma rede cujo mote é " o que estás a fazer"? e que permite enviar mensagens curtas (140 caracteres).Se pensarmos que esta ferramenta, de utilização fácil, nos permite estar em contacto com amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros, enviando apenas uma mensagem que todos podem visualizar, realmente torna-se mais apelativo do que o tradicional envio de mensagens pelo telemóvel. Da mesma forma, podemos "seguir" outras pessoas e estar a par das informaçoes que vão publicando.
A par de publicações como "acabei de acordar" ou "estou de férias na Malásia", encontramos publicações acerca de coisas que as pessoas acham interessantes, feeds de blogs ou as mais variadas informações.
Este é um formato novo que está a recondicionar a forma como se exercem determinadas profissões. O Twitter veio certamente alterar a forma como se faz jornalismo, sobretudo quando em trabalho de campo, os jornalistas utilizam o Twitter para irem mandando noticias e actualizações das mesmas para as redacções. O twitter é mesmo uma ferramenta de eleição para a divulgação das notícias de última hora, algo que se tem vindo a evidenciar cada vez mais nos últimos meses. Não é que o "tweet" substitua a informação, mas proporciona um sistema de alertas muito útil: ficamos a saber a notícia na hora e, se nos interessar, podemos ir seguindo as actualizações dessa mesma notícia e ver o seu desenvolvimento mais tarde.
Outro exemplo interassante e através do qual  se nota o rápido crescimento desta ferramenta é o facto de aparecer em séries de televisão mediáticas, como a " Anatomia de Grey", em que uma operação é "relatada" por meio de tweets e em que os colegas de outro hospital dão conselhos através de retweets (resposta ao tweet). De facto, no meio profissional, esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada e com grande potencial na troca de informações, principalmente entre profissionais. Podemos acompanhar as tendências de determinado meio profissional em qualquer parte do mundo, bastando para isso tornarmo-nos seguidores de detarminada pessoa ou empresa.
Assim sendo, o Twitter não se trata apenas de uma rede social, sendo também uma rede de informação e uma plataforma para o microblogging, o que faz desta uma ferramenta poderosa nos nossos dias.