25 março, 2011

Comentário sobre o filme visualizado na aula "Us Now"

A informação  é como o vento e o ar que respiramos, um remoinho constante. Temos o poder de comunicar onde quer que estejamos. A cultura está intimamente ligada com as novas tecnologias.
As pessoas interagem à distância de um clik; um jogo de futebol visualizado por muitos cibernautas em que o treinador pode ser uma pessoa qualquer, sentada na sua sala  e enviar ordens para o campo.
A comunidade virtual inventa, recria-se a cada momento, interligam-se histórias reais com virtuais, como a "troca do sofá", e o passar uns dias em casa alheia só para dormir.
Neste documentário, governos debatem e a comunicação social questiona. As pessoas de uma comunidade investem em projectos e votam naquilo que é mais urgente fazer. O poder está na organização e na forma "tribal" com se comprometem. A troca de experiências é talvez a nova visão para uma globalização mais generosa e transparente.
Valores como a transparência, generosidade, participação aberta e autonomia estão cada vez mais presente na nossa realidade social, e este fime "Us Now" investiga o modo como países e cidades são governados com este tipo de colaboração em rede. O documentário enfoca projectos e propõe sugestões.