26 maio, 2011

Twitter

O fenómeno Twitter é sem dúvida um caso de sucesso quando se fala em microblogging, contado com milhões de utilizadores, que já se renderam às potencialidades desta "rede social". Tanto, que cada vez mais aparecem mais ferramentas/serviços disponíveis para quem é fã dos "tweets", seja a partir do telemóvel ou do computador. Mas, o que pensar de uma rede cujo mote é " o que estás a fazer"? e que permite enviar mensagens curtas (140 caracteres).Se pensarmos que esta ferramenta, de utilização fácil, nos permite estar em contacto com amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros, enviando apenas uma mensagem que todos podem visualizar, realmente torna-se mais apelativo do que o tradicional envio de mensagens pelo telemóvel. Da mesma forma, podemos "seguir" outras pessoas e estar a par das informaçoes que vão publicando.
A par de publicações como "acabei de acordar" ou "estou de férias na Malásia", encontramos publicações acerca de coisas que as pessoas acham interessantes, feeds de blogs ou as mais variadas informações.
Este é um formato novo que está a recondicionar a forma como se exercem determinadas profissões. O Twitter veio certamente alterar a forma como se faz jornalismo, sobretudo quando em trabalho de campo, os jornalistas utilizam o Twitter para irem mandando noticias e actualizações das mesmas para as redacções. O twitter é mesmo uma ferramenta de eleição para a divulgação das notícias de última hora, algo que se tem vindo a evidenciar cada vez mais nos últimos meses. Não é que o "tweet" substitua a informação, mas proporciona um sistema de alertas muito útil: ficamos a saber a notícia na hora e, se nos interessar, podemos ir seguindo as actualizações dessa mesma notícia e ver o seu desenvolvimento mais tarde.
Outro exemplo interassante e através do qual  se nota o rápido crescimento desta ferramenta é o facto de aparecer em séries de televisão mediáticas, como a " Anatomia de Grey", em que uma operação é "relatada" por meio de tweets e em que os colegas de outro hospital dão conselhos através de retweets (resposta ao tweet). De facto, no meio profissional, esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada e com grande potencial na troca de informações, principalmente entre profissionais. Podemos acompanhar as tendências de determinado meio profissional em qualquer parte do mundo, bastando para isso tornarmo-nos seguidores de detarminada pessoa ou empresa.
Assim sendo, o Twitter não se trata apenas de uma rede social, sendo também uma rede de informação e uma plataforma para o microblogging, o que faz desta uma ferramenta poderosa nos nossos dias.






Sem comentários:

Enviar um comentário