27 maio, 2011

Flash - Weblogs/Blogs


Os Weblogs, são uma ferramenta de comunicação fácil e poderosa, pois permitem a interactividade entre pessoas, com conteúdo dinâmico em um wesite e normalmente pessoas com os mesmos interesses.
Os webblogs, ou blogs são baseados em dois aspectos principais: o microconteúdo, ou seja são postados pequenos textos chamados postes. Os postes têm hora e data e a nova actualização é colocada no topo do blog.
Os blogs também têm uma barra lateral que contém links permanentes, adicionais para outros sites, que o autor considere interessantes, criando assim uma comunidade em torno do mesmo assunto, ou assuntos semelhantes.
Os blogs contêm relatos ou excertos de informação que são interessantes para o autor. Embora os blogs possam ter uma forma completamente aberta, muitos deles têm um objectivo definido.
Se o autor do blog estiver interessado em um determinado assunto, poderá publicar todos os artigos e todas as pesquisas que encontrar sobre ele. Se estiver interessado em cibercultura, poderá publicar links com artigos que discutem cibercultura e depois fazer comentários sobre esses artigos.
São geradores de conteúdo pessoal, ou colectivo, e podem ser classificados em várias categorias por temas de diversas naturezas.
A blogosfera
Uma das coisas mais cativantes a respeito dos blogs é a interligação. Existem milhões de pessoas com blogs activos e os blogueiros têm tendência para visitar os blogs de outras pessoas. Quando vêem alguma coisa de que gostam nos seus blogs favoritos, fazem comentários sobre eles, ganhando assim, uma maior dinâmica e interactividade, tornando-se também mais interessantes para os visitantes, porque contêm mais opiniões e pontos de vista.
Essa interligação fechada criou um fenómeno conhecido como blogosfera. A blogosfera consiste na interligação de todos os blogs. Quando se visita um blog da blogosfera, ele terá os links que o conectam aos outros sites dessa interligação. Podemos pesquisar a blogosfera durante anos se gostarmos de blogs.
As pessoas que gostam do que o blogueiro selecciona a cada dia, visitam-no praticamente todos os dias. As figuras públicas, e mesmo as celebridades também entraram no circuito dos weblogs, para interagir com os seus fãs.
Pode-se hospedar o blog num outro site da Internet. Sempre que se "publica" o blog, por exemplo, o Blogger utiliza o FTP para enviar o último código HTML do seu blog para o local escolhido.
Em Portugal o boom dos blogs só se deu em 2003, aquando da guerra do Iraque e mais tarde, um outro blog fazia sucesso o “Abrupto” que falava sobre a política portuguesa de JPP, que se soube mais tarde pertencer a Pacheco Pereira.
Todos os autores que publicam informação na Internet têm público, um weblog acabará, com o tempo, por ter leitores, mais ou menos fiéis.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário