05 março, 2011

Social Media - Reflexão


Falar de social media é como viver no presente virtual em que o futuro poderá ser sempre hoje. A informação é no agora, para uns minutos à frente estar desatualizada.
A revolução deu-se a partir da internet, do myspace, e do messenger, do you tube e do telemóvel, hoje a internet passou a ser interactiva.
Todos os que têm acesso a esta nova forma de "ver" e ler informação e entertenimento, utilizam o facebook, eu tenho facebook, os meus amigos e colegas e ainda a minha familia.
Qualquer pessoa pode ler numa página de plástico, ter acesso a vários conteúdos ao mesmo tempo, ser um viajante interactivo e estar do outro lado do mundo, a ver um museu, ou apenas a assistir a um pôr-de-sol no mar.
Os jornais, as revistas, os anúncios , etc., estão apenas a um clik e de graça. Será que a nova tendência é o desaparecimento do papel? Fico desesperada ao pensar que irá acontecer num futuro próximo, adoro ler e sentir o cheiro de um livro novo, ou mesmo de um velho livro, nem eu sei porquê, mas penso com frequência nessa realidade.
Sei que a realidade virtual está apenas a um passo do real e Pimentel (1995) define "Realidade Virtual como o uso da alta tecnologia para convencer o usuário de que ele está em outra realidade - um novo meio de .estar. e .tocar. em informações : .Virtual Reality is the place where humans and computers make contact..