16 abril, 2011

Wiki Wiki


A wiki é uma ferramenta informática, que permite a partilha de conteúdos de forma rápida e eficaz visualizada numa página web. Todos os utilizadores da internet a podem usar, sem que exista qualquer fronteira, pois está à escala planetária.
 Segundo a Wikipédia, os termos Wiki, pronunciados Uíqui/ ou víqui e Wikiwiki, são usados para autenticar um tipo de documento específico em hipertexto ou software colaborativo, utilizado para criá-lo.
No idioma havaiano, o termo "Wikiki" significa "extremamente rápido", criado por Ward Cunningham este sistema está disponível gratuitamente ou pago e serve para as mais variadas necessidades.
Este software colaborativo permite que os documentos sejam editados, sem que haja necessidade de revisão antes da sua publicação e que qualquer pessoa os edite sem ser um especialista na matéria. Por este motivo, muitas vezes os seus artigos não são fidedignos, basta que um vandâlo substitua o conteúdo de um artigo por outro.
O intuito da Wiki é que as páginas sejam editadas por pessoas com mais conhecimento dos assuntos, sendo fortemente relacionado com o conceito de crowdsourcing. A Wiki tem uma categoria de Wikis e tem ainda duas subcategorias que são: a Wikipédia que é uma enciclopédia sobre todos os assuntos, como já referi anteriormente, e a Wikileaks que tem várias páginas sobre assuntos de caracter internacional e politico. Esta realidade tecnológica põe em questão, o sigilo, a democracia e o poder dos governos, pois a informação pode chegar a todos os internautas civis, e Manuel Castts refere- " cabe discutir o que significa o dileberado vazamento pela WikiLeaks de telegramas diplomáticos confidênciais no ãmbito de uma democracia."
Eu normalmente consulto a Wikipédia pela facilidade de utilização, mas infelizmente sei que por vezes os conteúdos não são os mais exactos.

Sem comentários:

Enviar um comentário